sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Coluna do Josenildo Carvalho


Prof. Esp. Josenildo Carvalho
Instrutor do CONAT/CBV 

FILOSOFIA << TÁTICA>> ESTRATÉGIA
DE JOGO
FILOSOFIA se entende pela de VIDA, do VOLEIBOL e de TÉCNICO. Impossível, quase um tormento, separar estes três fatores na condução de nossas atividades. Muito frequentemente o planejamento e direção da equipe se veem prejudicados por comportamentos equivocados ou falta de uma filosofia que coadune as palavras com os atos. Os objetivos se perdem em verbos sem ação, são inexequíveis. As metas designam resultados inatingíveis ou muito fáceis, não são desafiantes. E o tempo? Bem, este se perde diante do turbilhão de neurônios desperdiçados.
TÁTICA significa compreensão definitiva que o nosso esporte se caracteriza como de habilidade aberta. A situação de jogo é quem determina a tomada de decisão sobre o emprego da técnica adequada. Não devemos apenas nos concentrarmos nos complexos de jogo, K1 e K2. O equilíbrio de uma equipe é conquistado principalmente pela tática individual de seus jogadores.
ESTRATÉGIA é quando especificamos nossas tomadas de decisão em relação a um adversário (equipe ou jogador). Esta depende das observações subjetivas e, ou, objetivas dos diversos tipos de rendimento – tático, técnico, atlético e psíco-espiritual do contrário. Jogar sem uma estratégia pré-estabelecida é ficar a mercê da sorte.
Companheiros, procuraremos direcionar nossos artigos para esta coluna com os temas acima mencionados. Caso haja alguma outra sugestão, por favor, insira nos comentários.


Como posso almejar o sucesso de meu trabalho se nem mesmo estimei os objetivos, metas e tempo.
Objetivos = VERBO
Metas = NÚMERO
Tempo = DURAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário